Andrea Barbosa*
Janete Silva Ramos*
Weslley Lieverson Nogueira do Carmo*
Maria Aparecida Nascimento da Silva1
Um bom instrumento avaliativo é aquele que faz o aluno contextualizar suas experiências pessoais e o conteúdo abordado pelo professor para resolução de um problema, bem elaborado, com instruções claras e parâmetros de avaliação bem descritos, que o leva a desenvolver novas competências, mobilizando suas habilidades para produção de conhecimento.
O papel do professor é assessorar o aluno, acompanhando suas produções ao longo do processo de execução da disciplina. Essa forma de acompanhamento possibilita, ao professor, escolher melhor as ferramentas didáticas para auxiliar seu aluno e exclui a idéia da “prova final” como único instrumento avaliativo, pois ele pode avaliar o educando durante todo o processo.
Demo (2000) sugere que o aluno elabore pelo menos um texto denso por mês, sempre com base em processos contínuos de pesquisa e leitura questionadora, e o autor prossegue dizendo que dessa forma o aluno desconstrói e reconstrói conhecimento, trata analítica e interpretativamente de dados e fatos, desfaz e refaz teorias e polêmicas, exercita a habilidade de argumentar, fundamentar, preferindo sempre a autoridade do argumento.
Diante desses argumentos questionamos o uso da prova ao término da disciplina como único processo de avaliação, levando em conta o despreparo de muitos elaboradores, que produzem questões que não levam o aluno a pensar, que fazem apenas com que o aluno reproduza um pensamento já acabado, suprimindo sua capacidade de produção e criatividade, pois dessa forma não avaliamos a aptidão do aluno em desenvolver e sim a competência de reproduzir.
A proposta é preparar o aluno para se tornar independente, “capaz de saber pensar e produzir elaborações mais inteligentes e profundas”(DEMO, 2000), torná-lo autônomo para resolver problemas diversos no seu cotidiano e não simplesmente prepará-lo para “a prova”, através de um procedimento de avaliação que acompanhe todo o processo de ensino da disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário